quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Risoto de frango vapt vupt!

Com a correria do dia a dia, precisamos ter cartas na manga e esta receita é uma delas!

Estava com tão pouco tempo para cozinhar, aí lembrei de ter assistido esta receita no festival de Panela de pressão do Programa Dia a Dia, testei e adivinha? Parecia impossível colocar tudo em uma panela, misturar, esperar 7 minutos e pronto! Um risoto soltinho e o arroz cozido no ponto certinho, uma saladinha para acompanhar é perfeita! Inacreditável, não é? O maridão adorou!!!

INGREDIENTES

- 1 cebola ralada
- 2 dentes de alho picados
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 peito de frango cozido e desfiado
- 1 xícara (chá) de arroz
- 1 lata de seleta de legumes sem a água
- 1 lata de milho sem a água
- 1 sachê de caldo de galinha em pó
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 tomate picado

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão, coloque o azeite, a cebola, o alho e o tomate, deixe refogar. Em seguida junte o frango e os demais ingredientes. Tampe a panela e assim que pegar pressão, conte 7 minutos. Desligue a panela, espere sair a pressão e prontíssimo para comer e só uma panela para lavar... 

DICAS:
  • Fiz esta receita ontem e como só tinha milho e ervilha, coloquei uma lata de cada e, da próxima vez, trocarei o milho por uma cenoura ralada, é mais coloridinha e acho que torna a receita mais nutritiva;
  • Experimente colocar a água do cozimento do próprio frango, fica mais saboroso;
  • Adicionei temperinhos: salsinha, cebolinha à gosto.
Agradecimentos:
Receita retirada do site do Programa Dia a Dia

Semifredo de chocolate

Parece um sorvete, mas também parece uma mousse super gelada, é simplesmente divino! 


* Foto retirada do Site Mais Você
Queria levar uma sobremesa para o almoço de Natal, algo refrescante neste calor do interior, então tive a ideia da receita que tinha testado três dias antes, mas com um toque especial. Então, utilizei uma forma de bolo inglês e incrementei com uma ganache de chocolate, passei uma colher para formar bicos. Foi um sucesso! Só teve um probleminha, esqueci de fotografá-lo, da próxima vez, com certeza, fotografarei!



INGREDIENTES

- 3 ovos
- 2 gemas peneiradas
- 80 g de açúcar
- ½ colher (chá) de essência de baunilha
- 500 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
- 200 g de chocolate meio amargo ralado no ralo grosso
- 300 g de chocolate meio amargo derretido

MODO DE PREPARO

1.  Bata o creme de leite em ponto de chantilly e reserve em geladeira.
2.  Em uma vasilha coloque os ovos, as gemas, o açúcar e a essência de baunilha e bata com um fuê (batedor de arame) até formar um creme homogêneo
3.  Leve a vasilha com o creme para cozinhar em banho-maria e com o fuê misture sem parar durante +/- 8 minutos ou até dobrar de volume e formar uma mousse. Retire a vasilha do banho-maria, transfira o creme para a tigela da batedeira e continue batendo por mais 8 minutos ou até esfriar.
4.  Retire o creme da batedeira e adicione o creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e o chocolate ralado e misture delicadamente.
5.  Divida este creme branco em 2 partes. Em uma das partes adicione o chocolate  derretido e misture.
6.  Em uma travessa oval (com 34 cm de comprimento) coloque o creme branco. Sobre este creme branco coloque o creme misturado com o chocolate derretido. Com uma faca vá mesclando os dois cremes bem devagar e com delicadeza para formar desenhos. Leve a travessa ao freezer por +/- 4 horas.

DICAS: 
  • Ao invés de colocar 200 g de chocolate meio amargo ralado, eu optei por 100 g de chocolate meio amargo ralado mais 100 g de chocolate branco ralado. Na receita original são 200 g de chocolate ao leite. Coloque a seu gosto!
  • Retire do freezer 10 minutos antes de servir.


Agradecimentos:
Receita adaptada do Programa Mais Você by Ana Maria Braga 

Estrogonofe de Chocolate... hummmm...

Tenho a sensação de estar saboreando uma mousse cremosa de brigadeiro com nozes.


* Imagem retirada do site Mais Você

Fomos convidados para um almoço de domingo em família em um dia chuvoso e fresquinho, e chegou a dúvida... O que levar? Na verdade, qual sobremesa vou levar? Pois sempre levo sobremesa, é fato! rs... Pois eu adoro fazer (e comer!!!) sobremesas. Começa a minha pesquisa no tio Google. O que seria fácil? Rápido? E ao mesmo tempo marcante? Saboroso? Agradável ao paladar de todos? Achei a resposta... chocolate!!!! Ou melhor, estrogonofe de chocolate. Li várias receitas e encontrei um equilíbrio em todas que me baseei. Nem preciso dizer nada, né? Foi um sucesso!

INGREDIENTES:

CREME:
·       2 latas de leite condensado (preferências: Moça, Itambé, Parmalat)
·       5 colheres (sopa) de Chocolate em pó (sempre uso da Nestle - 50% Cacau)
·       1 colher (sopa) de Cacau em pó (para ficar menos doce e mais escuro)
·       3 claras de ovo jumbo (em temperatura ambiente )
·      1 pitada de cremor de tártaro (proporciona estabilidade ao volume das claras, mas se você não tiver, não tem problema, bata as claras apenas quando for utilizar)
·       2 latas de creme de leite sem soro (Nestle)
·       1 colher (sopa) essência baunilha (Oetker, Fleischmman)
·       150 g de chocolate meio amargo em raspas (Nestle, Garoto ou outra marca nobre)
·       150 g de nozes picadas grosseiras (deixe algumas para decorar)
·       100 g de cerejas ao marasquino cortadas ao meio, lavadas e bem secas (opcional)

COBERTURA/DECORAÇÃO:
·       50 g de chocolate meio amargo em raspas (Nestle, Garoto ou outra marca nobre)
·       50 g cerejas ao marasquino cortadas ao meio (opcional)
·       Nozes inteiras

MODO DE PREPARO:

1.  Leve ao microondas o leite condensado, o chocolate em pó e o cacau em pó em um recipiente de vidro alto com capacidade interna mínima de 3 litros. São 12 minutos em potência alta, mexendo de 2 em 2 minutos durante o preparo. Retire e mexa até homogeneizar e amornar, transformando o borbulhado em uma mistura lisa.
2.  Adicione o creme de leite, a mistura ficará mais líquida, quase fria.
3.  Coloque as raspas de chocolate, as nozes, as cerejas e a essência de baunilha.
4.  Bata as claras em neve firme com 1 pitada de cremor de tártaro.
5.  Incorpore na mistura fria, as claras tornando-a aerada e cremosa, porém um pouco líquida, o ponto está correto. Leve para gelar por no mínimo 4 horas. Gelado, ele endurece e escure também. Tenho a sensação de estar saboreando uma mousse cremosa de brigadeiro com nozes. 

DICAS:

·  Faça a sobremesa no dia anterior, a textura torna-se mais consistente;
·  Não utilizei as cerejas, meu marido não gosta, ficou bom assim mesmo;
·  Nas raspas de chocolate, substitui metade do meio amargo pelo chocolate branco;
·  Eu não tinha o cremor de tártaro, então não utilizei,  a consistência ficou boa, porém as claras devem ser adicionadas assim que forem batidas;
· Apesar de amar doces, nós preferimos receitas menos doces, por isso, substitui o achocolatado presente em todas as minhas fontes de pesquisa, por chocolate em pó e cacau em pó, se você utilizar o achocolatado, então substitua por 8 colheres e dispense o cacau ou 8 colheres de Nescau Power como a receita do blog Delícias da Priscila Beneducci.

Agradecimentos/Fontes de pesquisa:
- Site Mais Você

Bolo rapidíssimo de milho...

... Além de rápido e fácil, tem a textura de um bombocado, que delícia!

Esta é uma daquelas receitas que você não leva mais do que 10 minutos para preparar, além do tempo de forno, é claro! É um coringa para aquela visitinha inesperada!

INGREDIENTES

- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos
- 1 lata de milho escorrido
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa de fermento em pó
- Coco ralado a gosto

MODO DE PREPARO

Bater bem o leite condensado, milho, ovos e margarina no liquidificador. Desligue, incorpore o coco e, por último o fermento e misture bem. Coloque em uma assadeira retangular pequena untada e polvilhada com farinha e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar. Então corte em quadrados e, pronto! Bem úmido e saboroso!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Leite condensado cozido = Doce de leite delicioso

É inconfundível o sabor do leite condensado cozido... por isso aqui estão algumas dicas para preparar este doce com o sabor mais que especial!

*Foto retirada do post no blog Publicitário na Cozinha
Sempre tive receio de cozinhar a lata de leite condensado na panela de pressão, tinha medo que explodisse, enfim... um certo dia, uma amiga veio em casa para participar de um bazar aqui na minha cidade e, para nossa sorte, preparou cupcakes de tapioca com doce de leite para vender (deliciosos, aliás!). Então, ela precisava preparar o doce de leite e aí foi... sem medo, sem stress, sem acidentes... esperamos até o dia seguinte para esfriar. O resultado? Nem preciso falar... ai ai ai...

  1. Caixinha não pode, tem que ser LATA. A lata ainda se for das antigas e tiver rótulo, tem tem que tirar, senão derrete e entope a válvula da panela. O leite condensado mais moderno, o rótulo vem impresso na lata, aí não tem problema.
  2. Coloque a lata de pé dentro da panela de pressão (se couber, você pode colocar até duas latas para agilizar o processo) e cubra com água. Dois dedinhos acima da lata está bom.
  3. Tampe a panela e a leve em fogo alto.
  4. Assim que a panela começar a pegar pressão, abaixe para fogo médio e comece a contar o tempo (escolha na tabela acima).
  5. Passado o tempo do cozimento, desligue o fogo, espere mais 2 minutos a pressão da panela sair. Leve-a tampada embaixo da torneira e solte um fio de água. A panela fará um barulho tipo um suspiro, significando que saiu a pressão podendo abrir a tampa da panela.
  6. Retire com muito cuidado a lata de dentro (super quente). Se você tentar abrir na hora vai causar um grave acidente, a lata vai espirrar em você por causa da pressão. Espere esfriar em temperatura ambiente por cerca de 3 horas.
  7. Se você estiver com muita pressa para utilizar a lata, faça assim: Coloque a lata em uma bacia, cubra com água gelada e muito gelo. Deixe por uns 20 minutos. Retire a lata da água e deixe em temperatura ambiente por 2 minutos, se você colocar a mão e estiver fresca, pode abrir sem medo.

Agradecimentos:
Baseado no post do blog Panelaterapia 

Massa para Tortinhas - Passo a passo

Fiquei encantada com este post do blog La Formula del Biscotto !


*Foto do blog La Formula del Biscotto 

Super fácil e prática e, além da receita da massa que eles colocam no blog, podemos adaptar com as que estamos acostumadas a usar e abusar da criatividade para criar os melhores recheios, eu adoro as convencionais tortinhas de limão e morango, inclusive, a de limão já postei! Mãos à obra!

INGREDIENTES


tortas
*Foto do blog La Formula del Biscotto 

Agradecimentos:
Receita traduzida do Blog: La Formula del Biscotto 
(Blog italiano, com excelentes receitas)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Falsa Torta holandesa...

... que engana muito bem!!!!


* Imagem retirada do site TV Culinária

A verdadeira torta holandesa leva manteiga e açúcar no creme e, para que ela fique com uma boa textura (sem aparecer os grãos de açúcar) precisa ser feita em uma batedeira potente (profissional ou semi) e, como não é o caso aqui, considero esta falsa torta holandesa uma das sobremesas mais fáceis que testei e muitos aprovaram!

Fácil, prática e econômica agrada aos mais diversos paladares, além da apresentação perfeita!!!

INGREDIENTES

MASSA:

- 1 pacote de biscoito doce
- 100 g de margarina

RECHEIO:
- 400 g de chocolate meio amargo 
- 400 g de creme de leite fresco batido em chantilly (ou   creme de leite bate chantilly)
- 1 lata de doce de leite ou 1 lata de leite condensado cozida* por 50 minutos na pressão

COBERTURA:
- 150 g de chocolate meio amargo
- ½ lata de creme de leite sem soro
- Chantilly, cerejas e biscoito de chocolate para decorar

MODO DE PREPARO


MASSA:
Triture o biscoito no liquidificador ou processador. Em um recipiente coloque o biscoito triturado e margarina em temperatura ambiente. Mexa até obter uma farofa. Espalhe sobre uma forma redonda de fundo falso (nº 24 - média). Aperte com uma colher. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 7 minutos. Deixe esfriar. Após esfriar, distribua o recheio. Leve para a geladeira por 4 horas. A seguir, empregue a cobertura. Coloque biscoitos de chocolate ao redor da torta. Decore-a com chantilly, cerejas e biscoitos de chocolate.

RECHEIO:

Na vasilha da batedeira coloque o creme de leite batido em chantilly, o chocolate derretido e o doce de leite. Misture bem.

COBERTURA:
Derreta o chocolate e adicione o creme de leite. Mexa.

DICAS:
Agradecimentos:
Culinarista "Palmirinha Onofre" que passou esta receita quando apresentava o programa TV Culinária , atualmente apresentado pelo Chef Alan.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Pastel de forno de requeijão...

... Muuuuuito boa essa massa de requeijão... rapidíssima de fazer, fácil de trabalhar e bem crocante e saborosa!

Na última comemoração do aniversário de minha mãe, encomendei o bolo, os salgadinhos fritos e as empadinhas, mas resolvi deixar alguns salgadinhos assados para eu fazer, testar novas receitas... hehehehe... até pensei em fazer as receitas que já estou acostumada, mas fui espiar na net e encontrei algumas receitas prontinhas para testar e, lá fui!!! Ufaaaaa!!!! Ainda bem que deu certo, pois eu não tinha muito tempo disponível para fazer tudo novamente... acabei fazendo o pastel de forno, um empadão de frango e palmito, enroladinhos de presunto e queijo e folhados de atum.... gostamos dos resultados... ainda bem!!! rsrsrsrs

INGREDIENTES:


MASSA:

- 500g de farinha de trigo
- 100g de margarina
- 150g de gordura vegetal
- 1 gema
- água gelada (o suficiente)

RECHEIO:
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 200ml de leite
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 150g de queijo cremoso
- 150g de mussarela ralada
- 150g de peito de peru ralado
- gemas para pincelar


MODO DE PREPARO:

MASSA:
Misture a farinha, a margarina, a gordura e a gema. Aos poucos adicione a água até dar ponto na massa (desgrudar das mãos e formar uma bola).

RECHEIO:
Leve uma panela com a margarina, doure a farinha de trigo e o leite aos poucos (para não empelotar), sempre misturando bem. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e adicione os queijos e o peito de peru picado. Deixe esfriar. Recheie as empadas e cubra com o restante da massa. Pincele com as gemas levemente batidas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C para assar por aproximadamente 40 minutos.


Agradecimentos:

Não me lembro qual foi a fonte de pesquisa, quem souber, me avise, por favor.


Bolo de mandioca (aipim)

Que vontade de comer tuuuuuudoooo!!! Saborosíssimo!!!!!!

Este era um dos preferidos da minha mãe, lembro que ela sempre fazia este bolo e comia a assadeira inteirinha... nunca dei muita atenção para este bolo, pois sempre estava de dieta... quando ela ficou debilitada para cozinhar, pediu para que eu o fizesse para ela, tentei fazer, não ficou idêntico ao dela que era maravilhoso, mas ela disse que estava bom, fiquei feliz por conseguir fazer algumas de suas vontades. Desde sua partida, não fiz mais este bolo, mas é uma receita que vale muito a pena registrar aqui!!!

INGREDIENTES


- 150g de margarina

- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 4 ovos
- 1 coco ralado pequeno ou 100 g de coco ralado grosso (umedecido e sem açúcar)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 500g de mandioca crua ralada grossa (não pode ser congelada)
- 3 colheres (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO



Bata as claras em neve, reserve. Bata bem a margarina com o açúcar até ficar esbranquiçado, junte as gemas uma a uma e continue batendo. Acrescente o coco, a farinha e a mandioca, misture bem. Acrescente o fermento e, por último as claras em neve, incorporando delicadamente. Coloque em forma untada com margarina e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC  por aproximadamente 20 minutos.

DICAS
  • Logo que bater a massa, levar imediatamente para assar, não deixe a massa descansar;
  • Utilize sempre o coco fresco, o sabor é muito melhor;
  • Ótima opção para o lanche da tarde, um bolo simples, fofinho, com muito sabor e textura.
Agradecimentos:
Receita retirada do caderno de receitas de minha querida e saudosa mãe, carinhosamente: "Ká".